Integração de processos na construção civil: conheça as vantagens

Integração de processos

A integração de processos pode ser uma estratégia valiosa para empresas da construção civil. Pois, a partir dela, é possível melhorar e padronizar processos internos, aumentar a qualidade das entregas, otimizar recursos, entre outras vantagens.

Construtoras, empreiteiras e demais empresas de engenharia podem utilizar a tecnologia como aliada e, através de um software ou de sistemas ERP, por exemplo, integrar diversas funções da empresa, facilitando fluxos de trabalho, automatizando operações e melhorando a integração entre diferentes áreas da organização.

Interessante, né? Confira abaixo algumas das vantagens da integração de processos na construção civil!

1 - A integração de processos elimina a necessidade de múltiplos sistemas

Ao fazer projetos de forma integrada, um único software é usado para gerenciar todas as áreas da empresa. Esse sistema pode até ser feito de modo personalizado, ou seja, a partir de diferentes módulos, que podem ser adicionados no sistema de acordo com a demanda do negócio.

Com a integração é possível criar um ambiente de trabalho ideal para que todos as áreas consigam, com facilidade, inserir e consultar as informações em tempo real. Com isso, você centraliza a informação e exclui a necessidade de realizar a manutenção de múltiplos sistemas, diminuindo gastos e evitando problemas como perda de documentos, dados duplicados, etc.

Na prática, os processos da empresa se tornam mais organizados e eficientes. Porque, com um sistema integrado, é possível, por exemplo, que o departamento de compras acompanhe em tempo real o estoque e saiba exatamente quais materiais repor; ou que o financeiro acompanhe, em tempo real, todos os dados referentes aos ganhos da empresa, e por aí vai.

Em linhas gerais, isso otimiza recursos e melhora a produtividade dos colaboradores, com processos mais ágeis e simplificados, fato que nos leva à segunda vantagem desta lista:

2 - Otimização do tempo e diminuição de retrabalho

Com a integração entre as áreas, é possível gerar insights valiosos, que vão otimizar o tempo da obra, além de agregar em qualidade. Pois, com uma visão geral de todos os processos em andamento, é possível enxergar oportunidades para melhorias e para o aproveitamento dos recursos.

Além disso, as equipes de trabalho têm à disposição os status e prazos das obras, sabendo exatamente quais são as prioridades e necessidades de cada uma, o que facilita no gerenciamento e controle dos processos. Portanto, as chances de haver retrabalho diminuem, já que, geralmente, os retrabalhos e ajustes na construção civil, surgem devido ao mau planejamento.

3 - Maior controle e otimização de recursos

Quando se tem, facilmente à disposição, todas as informações referentes às obras. Desde a etapa de planejamento até sua execução, é possível acompanhar em tempo real o custo da construção e controlar exatamente quais compras estão sendo feitas, e se o processo cumpre o orçamento acordado com o cliente.

Além disso, com a visão geral dos processos, as empresas de construção civil podem:

  • Enxergar oportunidades para maximizar recursos.
  • Ter maior controle sobre quais contratos de equipamentos renovar, quais produtos comprar, etc.
  • Manter um histórico das operações financeiras feitas em cada processo.

Tudo isso, a partir de um fluxo de trabalho organizado e com um controle mais rigoroso de entradas e saídas.

4 – A integração de processo auxilia na consolidação e projeção de resultados

Como já comentamos, uma das principais vantagens da integração de processos é ter maior assertividade na tomada de decisões. Quando se tem, facilmente à disposição, todas as informações referentes às obras. Desde a etapa de planejamento até sua execução, é possível acompanhar em tempo real o custo da construção e controlar exatamente quais compras estão sendo feitas, e se o processo cumpre o orçamento acordado com o cliente.

Uma vez que, ao integrar os processos em um único software, é possível cruzar os dados de todos os processos, e a partir deles, obter informações para simular cenários futuros e planejar próximas etapas. É como ter um GPS, que fornece e concentra informações relevantes e em tempo real para te ajudar a tomar decisões embasadas e rápidas.

O software da Onyz é feito de modo personalizado para sua empresa, funcionando como aliado para que você integre todos os processos do seu negócio e das suas obras. Entre em contato com a nossa equipe para entender como aplicar a tecnologia na sua empresa de acordo com suas necessidades.


<< voltar